Energy Future Holdings inicia processo de falência após acordo com acionistas

sombriasA Energy Future Holdings anunciou o início do processo de falência depois de ter chegado a acordo com os accionistas. Segundo o comunicado da empresa, a eléctrica do Estado do Texas aderiu ao Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos.

Esta situação permite à empresa norte-americana entrar em processo de reestruturação sem afectar as operações correntes. A companhia garantiu financiamento junto dos credores através de um processo de “debtor-in-possession financing”. Esta operação é o único método de entrada de capital numa empresa enquanto decorre um processo de falência.

A Energy Future Holdings tem neste momento 49,7 mil milhões de dólares (cerca de 35,9 mil milhões de euros) de dívida, uma situação semelhante à da tecnológica Enron em 2001, ano em que faliu com uma dívida de 48,9 mil milhões de dólares.

O plano de reestruturação da empresa implica a separação da Texas Competitive da Energy Future. Em troca, serão eliminados 23 mil milhões de dólares de dívida da empresa. A companhia esclarece que “não haverá qualquer reestruturação nas actividades da empresa”, segundo o comunicado publicado na página oficial.

A Energy Future Holdings prevê que o processo de reestruturação esteja concluído em Março de 2015, daqui a 11 meses.   A empresa norte-americana do estado do Texas foi adquirida em 2007 por Henry Kravis e David Bonderman, através de um “leveraged buyout”. Esta operação, financiada pelo Goldman Sachs, implica o uso de dívida como meio de pagamento pela aquisição do controlo da empresa.

Fonte: Jornal de Negócios

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *