As ações da Petrobras finalmente iniciam negócios na Bovespa, após permanecerem pouco mais de 1h30 fechadas, enquanto o mercado já estava aberto. As ações PN caíam 5,14% às 11h57, para R$ 12,90, e as ON recuavam 4,90%, para R$ 12,38. Os papéis estão entre os destaques de queda do índice, mas não lideram as perdas. Rossi Residencial ON cai 6,95% e Eletrobras PNB recua 6,90%. Com a queda de Petrobras, o Ibovespa recuava 1,60% às 11h55, para 51.015 pontos.
Por volta das 9h40, a Bolsa informou que iria postergar o call de formação de preços, em função da publicação do fato relevante da empresa informando que não divulgará seu balanço do terceiro trimestre nesta sexta-feira, como previsto. A BM&FBovespa depois informou que o horário de realização do call de abertura das ações da Petrobras seria entre 11h15 e 11h30.
A empresa confirmou na quinta-feira que não arquivaria até esta sexta-feira as demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2014, com o relatório de revisão dos seus auditores externos no prazo legal. Agora, a estatal estima divulgar seus resultados relativos ao terceiro trimestre, ainda não revisados pelos auditores externos, no dia 12 de dezembro de 2014.
A Petrobras disse que a publicação do balanço não auditado no dia 12 segue obrigações (“covenants”) de diversos contratos financeiros da companhia, que determinam o encaminhamento das demonstrações contábeis trimestrais, auditadas ou não, após o transcurso do prazo de 90 dias do encerramento do trimestre. Dessa fossa, a empresa tem autorização para entregar as demonstrações até o dia 30 de dezembro.
Com relação ao prazo estimado para a divulgação do Formulário ITR do terceiro trimestre, acompanhado do relatório de revisão especial emitido por auditor externo, a Petrobras diz que até o momento não é possível determinar uma data para a divulgação.
Fonte: Bol