Shell paga US$ 83 mi por vazamento no delta do Níger

vazamento sombriasA Shell pagará uma indenização de 83,5 milhões de dólares pelo vazamento de petróleo ocorrido em 2008 no delta do rio Níger, no sul da Nigéria, anunciou nesta quarta-feira o grupo anglo-holandês.

O acordo acaba com três anos de disputa judicial em Londres entre a Shell e a comunidade Bodo, que viu o vazamento arruinar sua pesca e sua agricultura, além de provocar problemas de saúde.



“Aceitamos a responsabilidade por este vazamento profundamente lamentável”, disse Mutiu Sunmonu, diretor-executivo da filial nigeriana da Shell.

“Sempre quisemos compensar justamente a comunidade e estamos satisfeitos por ter alcançado este acordo” por 55 milhões de libras (83,5 milhões de dólares).

A comunidade Bodo é integrada por cerca de 31 mil pessoas, divididas em 35 povoados costeiros.

A Shell justificou inicialmente o vazamento por uma sabotagem aos oleodutos e minimizou o volume de petróleo derramado, para finalmente admitir que foi superior aos 4.144 barris.

Pelo acordo, cada integrante da comunidade Bodo receberá cerca de 2.200 libras (o equivalente a 33 salários mínimos na Nigéria). O restante do dinheiro será aplicado em prol do conjunto da comunidade.

Fonte: Uol

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *