A Shell pagará uma indenização de 83,5 milhões de dólares pelo vazamento de petróleo ocorrido em 2008 no delta do rio Níger, no sul da Nigéria, anunciou nesta quarta-feira o grupo anglo-holandês.
O acordo acaba com três anos de disputa judicial em Londres entre a Shell e a comunidade Bodo, que viu o vazamento arruinar sua pesca e sua agricultura, além de provocar problemas de saúde.
“Aceitamos a responsabilidade por este vazamento profundamente lamentável”, disse Mutiu Sunmonu, diretor-executivo da filial nigeriana da Shell.
“Sempre quisemos compensar justamente a comunidade e estamos satisfeitos por ter alcançado este acordo” por 55 milhões de libras (83,5 milhões de dólares).
A comunidade Bodo é integrada por cerca de 31 mil pessoas, divididas em 35 povoados costeiros.
A Shell justificou inicialmente o vazamento por uma sabotagem aos oleodutos e minimizou o volume de petróleo derramado, para finalmente admitir que foi superior aos 4.144 barris.
Pelo acordo, cada integrante da comunidade Bodo receberá cerca de 2.200 libras (o equivalente a 33 salários mínimos na Nigéria). O restante do dinheiro será aplicado em prol do conjunto da comunidade.
Fonte: Uol