As ações europeias fecharam em baixa nesta sexta-feira, pressionadas pela fraqueza nos setores bancário e de serviços essenciais, embora estrategistas argumentem que quaisquer perdas nos mercados acionários devam ser vistas como uma oportunidade de compra. O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis da Europa, recuou 0,19%, para 1.161 pontos, próximo de níveis vistos no início de janeiro.
O índice Stoxx Europe 600 de serviços públicos e o índice bancário estiveram entre os de pior desempenho entre os setores no continente, perdendo 0,58% e 0,73%, respectivamente.
Os papéis de serviços essenciais foram derrubados por uma queda no papel da companhia elétrica espanhola Iberdrola, que operadores atribuíram a sinais de que o banco Bankia pode tentar vender sua participação na companhia.
Embora os mercados estejam em modo de consolidação nas últimas semanas, o contínuo relaxamento na política monetária por parte de bancos centrais é uma boa razão para se manter a fé nessa classe de ativos, disseram alguns analistas.
Fonte: Terra