Os juros no Brasil ainda estão muito altos e atrapalham as indústrias, segundo documento divulgado nesta terça-feira (21), pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O ” Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022″ é um estudo realizado em nove meses pela CNI, com participação de cerca de 500 representantes empresariais.
O documento faz uma análise dos desafios do país para a próxima década na área industrial e apresenta dez pontos que a CNI considera fundamentais para melhorar a produtividade e a competitividade.
Segundo a CNI, “a despeito da queda da taxa básica de juros Selic em 2011 e 2012, o Brasil continua entre os países com maior taxa de juros reais no mundo. Um dos fatores explicativos das elevadas taxas de juros no Brasil é o spread bancário, um dos mais altos do mundo”.
Spread é o ganho que os bancos têm com os juros. Quando eles emprestam dinheiro para seus clientes, como no cheque especial, cobram juros muito maiores do que os juros que pagam aos clientes que investem em fundos, por exemplo. Essa diferença de juros é que é chamada de spread.
Fonte: UOL