A companhia taiuanesa Pegatron, uma das fornecedoras da gigante tecnológica Apple, viola os direitos dos trabalhadores em várias de suas fábricas na China, denunciou nesta segunda-feira um relatório do grupo de defesa dos direitos dos trabalhadores “China Labor Watch”.
“Nossa pesquisa demonstrou que as condições trabalhistas nas fábricas da Pegatron são inclusive piores do que na Foxconn. A Apple não estava cumprindo com suas próprias normas”, afirmou em comunicado Li Qiang, diretor-executivo da organização, que tem sua sede em Nova York.
O grupo afirma que encontrou múltiplas violações dos direitos dos trabalhadores, como discriminação na hora de realizar contratações, violação dos direitos das mulheres, emprego para os menores, salários insuficientes e más condições de saúde e segurança.
As fábricas teriam sido a da Pegatron em Xangai, onde são fabricados os populares iPhone; o centro de sua subsidiária Riteng nessa mesma cidade, onde são encaixados os computadores da Apple, e uma terceira fábrica de outra subsidiária situada em Suzhou, onde são fabricadas as peças do iPad.
Fonte: EFE