Ex-presidente da Petrobras quer resposta dura para espionagem à empresa

OObama ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli considerou “abominável” a tentativa da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) de espionar a companhia. Gabrielli defendeu uma resposta contundente pela via diplomática do Brasil, comentando o assunto na manhã desta segunda-feira, 9.

— A simples tentativa de ‘hackear’ informações da Petrobras é abominável. Merece uma resposta enérgica por parte da diplomacia brasileira — disse ele, que hoje é secretário de Planejamento da Bahia.

Gabrielli ressalva que o sistema de tecnologia da Petrobras “é muitíssimo bem protegido” e que a tentativa de invasão não significa que de fato tenha havido roubo de informações. Segundo ele, a empresa sofre milhares de tentativas de ataque cibernético.

— As tentativas de ataque são frequentes, corriqueiras, são milhares. Mas o fato de tentarem invadir não significa que houve sucesso — disse.

Gabrielli diz que informações econômicas e estratégicas da companhia podem ser motivo de espionagem, mas que tentar acertar o alvo de interesse não passa de especulação neste momento, sendo necessário apurar. O executivo lembra que, durante sua gestão, houve tentativa, por exemplo, de roubo de imagens submarinas, em área de produção offshore.

Fonte: Zero Hora Online

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *