O bilionário e fundador da Ikea , Ingvar Kamprad , informou que vai retornar para a Suécia, seu país de origem, após fugir do local por 40 anos para evitar as altas taxas de impostos.
De acordo com a Bloomberg, o magnata é a pessoa mais rica da Europa e a quarta mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 51,7 bilhões. Kamprad deixou a Suécia em 1973 e partiu para a Suíça com a intenção de manter a sua empresa de capital fechado, algo que ele afirma que não conseguiria fazer com o regime de impostos no país.
Em comunicado, o varejista afirma que voltar para a terra natal lhe deixa mais próximo da família e amigos. “Depois que minha querida esposa Margaretha morreu, há cerca de um ano e meio, poucas coisas me mantém na Suíça”, afirma.
Protegendo o patrimônio
Kamprad fez diversas manobras ao longo dos anos para proteger a sua marca e garantir um sucesso de longo prazo. Os esforços valeram a pena, hoje a rede de móveis Ikea conta com 238 lojas em 34 países, sendo que só em 2005, mais de vinte unidades foram abertas em todo o mundo.
Fonte: Info Money