O índice S&P 500 registrou nesta quarta-feira seu pior declínio percentual diário desde meados de novembro, após a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) sugerir que o Federal Reserve (FED, banco central americano), pode desacelerar ou interromper seu programa de compra de ativos mais cedo do que o esperado. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,77%, para 13.927 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 1,24%, para 1.511 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,53%, para 3.164 pontos.
A ata da reunião de janeiro do Fomc mostrou que muitos membros do comitê expressaram preocupação no mês passado com os possíveis custos de mais compras de ativos, sugerindo que o programa, conhecido como “QE3”, pode ser desacelerado antes da recuperação nas contratações, como era seu objetivo.
“O que Wall Street quer ouvir é um sinal absoluto de que o FED vai continuar com QE3 (terceira rodada do programa de compras de ativos) por um futuro indeterminado. Quando o banco diz que pode concluí-lo mais rápido, isso só aumenta a incerteza e o mercado odeia isso”, disse o sócio-gerente da LandColt Capital Todd Schoenberger.
Fonte: Terra